quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ELS e Língua Portuguesa ( ELO )

Em palestras e cursos que tenho ministrado, quando o público é composto de professores, geralmente e levantada a questão:

Será que ensinar ELS no Ensino Fundamental não atrapalha o aprendizado de Português ?

Muitos acreditam que SIM. Na minha opinião afirmar que o aprendizado da ELS atrapalha o aprendizado de Português é o mesmo que afirmar que aprender história atrapalha o aprendizado de geografia ou matemática, fisica, e assim por diante.

Alguns citam o Decreto 5.626 onde diz que nenhuma escrita deverá substituir o Português, mencionando assim que não se poder ensinar ELS.

Mas é importante enterder-mos alguns pontos:

1) ELS está relacionado a Libras ou a Língua de Sinais de qualquer País. Aprender ler e escrever uma lingua de sinais, só tem correlação com a própria língua de sinais. Ou seja, ELS não substitui o português, são idiomas distintos ! ELS valoriza e potencializa a língua de sinais e seu aprendizado. ELS segue os parâmetros linguísticos visuo-espacial da língua de sinais. Já o sistema alfabético utilizado para a escrita de uma língua oral como o português segue outras características e parâmetros próprios.

2) Numa educação bilíngue se aprende dois idiomas. Para o surdos sua educação bilíngue assume que a língua de sinais é seu idioma natural ou primera língua, ele então aprende a se comunicar neste idioma e com ELS também pode ler e escrever neste idioma. Já a língua oral, ele poderá aprender a se comunicar neste idioma através da fala/leitura labial quando no caso sua educação contempla esta técnica e também aprenderá a ler e escrever neste segundo idioma.

3) Para o surdo a aquisição da língua de sinais é muito mais rápida e natural, e o mesmo ocorre com sua leitura e escrita através da ELS. Já com a leitura e escrita da língua oral será m processo muito mais demorado.

Na minha visão a ELS trás novos conceitos e quebra de paradígmas.

Quando falamos de Analfabetismo, em se tratando de ouvinte, estamos falando de pessoas que não sabem ler e escrever em seu idioma nativo, em nosso caso, a leitura e escrita do português. E quanto se trata de um surdo, o que seria considerado analfabetismo ?

Um ouvinte que fala o português mas não domina a leitura e escrita é considerado analfabeto. E no caso um surdo que se comunica através da Libras ? Com a introdução da ELS ele poderia ser considerado Alfabetizado em Libras por dominar sua leitura e escrita ! Não estamos falando de um novo conceito para a língua de sinais ?

Certamente que é muito importante que o surdo aprenda o português, pois este é o idioma falado em nosso país, e isto será muito importante para sua socialização com o mundo ao seu redor. Assim como hoje para os ouvintes aprender o Inglês e Espanhol é importante para uma carreira profissional. Mas não podemos esquecer que assim como muitos brasileiros que não aprendem um segundo idioma, ou aprende apenas o básico, o mesmo ocorre com muitos surdos. Mas mesmo assim ele pode aprender ELS.

Não podermos nos esquecer que existem muitos surdos que já saíram da fase escolar, que talvéz não venham a aprender o português por varios motivos, embora não esteja querendo dizer que isto seja impossível. Mas para estes surdos com a popularização da ELS, eles podem dominá-la facilmente. Eu tenho experiência em ensinar surdos adultos ELS e seu aprendizado para dominar leitura varia de 3 a 6 meses com uma carga horária semanal de cerca de 3 horas. Porque a ELS é natural para eles. Não podemos dizer o mesmo sobre um curso de português para surdos adultos.

Quero mostra com este artigo, que quando falamos de ELS e Escrita Língua Oral ( Potuguês ) são assuntos distintos.

ELS pode auxiliar no aprendizado da Língua Portuguesa ?



Certamente. Muitas escolas ao redor do Mundo que já adoram ELS ( SignWriting ) como disciplina na educação bilíngue em conjunto com a língua de sinais, tem desenvolvido metodologias para isto ( http://kasterlinden.vgc.be/gehoor/gebaren_05.asp ). A única resalva que faço, pois já observei isto em algumas instituições é que deve tomar o cuidado de não transformar o uso da língua de sinais em apenas uma ferramenta para o ensino da leitura e escria da língua oral. A disciplina Libras com ELS por exemplo no caso da educação do surdo deveria ser tão ou mais importante que o domínio do segundo idioma.

ELS pode impedir o aprendizado da Língua Portuguesa ?

Definitivamente Não ! O que pode acontecer, assim como acontece com a língua de sinais em relação a oralização é que o Surdo se identifique e se sinta muito mais motivado com a língua de sinais. Ou seja, ele pode se sentir muito mais motivado com ELS, principalmente quando começar a perceber o quanto esta é natural para ele. Mas não podemos dizer que ele chegará ao ponto de não querer aprender o Português pois a co-relação neste caso é diferente. Os Surdos em geral, embora achem difícil a Língua Portuguesa, tem muito interesse em aprendê-la. Obviamente que o sucesso ou fracasso depende em muito da metodologia e abordagem da Instituição a qual ele faz parte.

4 comentários:

  1. Olá
    Parabéns pela iniciativa do blog! Gostaria de saber se, com esse software SignPudle é possível aprender a ELS...
    se possível me responda por email!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Vanessa !
    O SignPuddle é um Software para edição de dicionário e textos no Sistema SignWriting, para utilizá-lo você deverá conhecer previamente o sistema de ELS SignWriting. Dê uma olhada no Curso EAD da Cultura Surda em www.culturasurda.com.br/ead

    Att.

    Sergio Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Oi Sergio
    Sou aluna do Letras LIBRAS- UFPE e estou estudando agora o signwriting, e tem sido maravilhosa a experiência! Acredito que em um futuro bem próximo teremos escolas (públicas e privadas) descobrindo a riqueza dessa língua através da escrita o SIGNWRITING.

    ResponderExcluir
  4. É interessante para mim que sou ouvinte, e que tenho amigos surdos. Nunca tive contato com a libras e hoje posso ter, por causa da universidade que tem o ensino da libras como também muito importante para a minha preparação como profissional. Ao pesquisar sobre literatura surda sendo ele um dos artefatos culturais e tendo a curiosidade de olhar um desses textos em ELS, fiquei ao mesmo tempo surpresa e encantada com as figuras que vi.

    ResponderExcluir