segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Software de Edição para ELS


Quando começei a trabalhar com ELS ( Escrita da Língua de Sinais ) por volta de 2002, utilizava o SW 4.4 for MS-DOS. Você já deve ter ouvido falar do bom e velho DOS ! Aquela tela preta com interação resumida a comandos de teclado.

Era o que tinha disponível na época e foi muito útil para produzir meus primeiros textos ELS. Na época eu tinha um micro rodando o Windows 98 e usava m emulador do DOS do próprio Windows. Baixei a versão SignWriter 4.4 for Brazil do site http://www.signwriting.org/ na seção de downloads e estudei os manuais. Foi bem tranquilo a utilização do SW 4.4, embora já estivesse desacostumado com o ta MS-DOS, não foi difícil relembrar este ambiente operacional.


Depois de um tempo surgiu um editor para ambiente Windows desenvolvido em Java, era uma versão inacabada, baixei e fix alguns testes, mas apresentava muitos bugs e nunca chegou a ser concluida, fiquei com o velho SW 4.4 DOS. Embora este programa seja bem completo e muito funcional, pois ele tem todas as opções necessária para criação, edição, impressão e exportação dos textos ELS, tinha algumas limitações.

Quando troquei de computador, agora já com o XP, tive problemas pois o SW 4.4 DOS não funcionava com o emulador do DOS do XP, na época encontrei um emulador alternativo, chamado DOSBOX que funcionou muito bem. Este emulador foi muito útil, e ajudou muitos outros usuários do SignWriting Forum List Group ao redor do mundo que estavam com o mesmo problema.

Mas o SW 4.4 DOS tinha limitações como comentei. A que mais me emcomodava era não poder criar textos com em abiente gráfico semelhante ao MS-Word. Quando eu precisava criar um texto com imagens, o procedimento era: Primeiro criar o texto no SW 4.4, exportar o texto para uma figura em formato PCX, abrir esta figura no Paint do Windows, copiar e colar no MS-Word e aí ajustar o texto imagem com outras figuras.

Era um recurso um tanto quanto primitivo mas me permitia algumas alternativa. Com o tempo surgiu o SW Edit, um software brasileiro criado po um grupo de pesquisadores da UCPEL ( Universidade Católica de Pelotas ). Este é um software interessante que funciona em ambiente Windows, muito útil para se criar sinais em ambiente Windows e depois transferir para o MS-Word com o recurso de CTRL+C e CTRL+V ou seja copiar e colar. Entretanto não é um software que lhe permite a criação e impressão de textos em ELS, também possuí limitações. Mas eu o utilizo até hoje quando preciso criar novos sinais.

Depois de algum tempo tive que desenvolver meu próprio editor de texto ELS, é uma programa muito simples, que trabalha com um dicionário de sinais que venho criando deste 2002. Neste programa eu digito o texto em portugues-sinalizado se assim posso chamar e depois ele gera um texto em ELS no MS-Word a partir deste texto base. É um programa que ainda preciso finalizar algumas funcionalidades, para poder disribuí-lo, mas na versão que está é totalmente funcional, talvez seja este o motivo que ainda não o concluí ainda, obviamente o fator tempo também.

Mas é um programa muito útil principalmente para pessoas que precisam produzir textos ELS para serem utilizados em Materiais Pedagógicos, Sites, Jornais, Revistas, etc.

Uma outra ferramenta que tem sido muito utilizada, principalmente na Internet e é assunto de discussão diária do SW Forum List Group é o SignPudle. Para aqueles que desejam se familiarizar com estas ferramentas e fazer uso delas acessem www.signwriting.org/downloads
Espero que estas informações possam ser úteis para quem está querendo produzir textos ELS. E se souberem de alguma novidade não deixem de me avisar.
Um grande abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário