quarta-feira, 1 de abril de 2009

Oficina e Palestra de SignWriting na UEM


Nos dias 27 e 28 de Março/2009 tive a oportunidade de Ministrar mais uma oficina e palestra a respeito de SignWriting. Desta vez na cidade de Maringa/PR para professores da Escola de Surdos mantida pela Universidade, alunos surdos e alunos dos cursos de pedagogia e letras. A oficina teve duração de um total de 16:00 sendo dividida em duas aulas de 8 horas nos dias 27 e 28. A Palestra realizada teve duração de 3 horas e foi feita a noite para as pessoas que não puderam participar da oficina.


Os professores da Escola de Surdos da UEM já tinham algum conhecimento sobre o sistema SW, entretanto o objetivo era dar uma visão mais ampla sobre o assunto. Na oficina foram abordados os seguintes tópicos:

  • Introdução ao Sistema SW
  • Configurações Básicas de Mão
  • Ponto de Visão e Orientação
  • Grupo de Configuração e sua importancia
  • Simbolos de Contato
  • Simbolos de Movimento
  • Expressão Facial
  • Atividades de Leitura e Escrita
Tanto a oficina quanto o curso foram Interpretados por Ricardo Sander e Eliana Braga, que se revezavam nas interpretações LO > LS como LS > LO. Foi um excelente trabalho dado o alto nível de compreensão das informações por parte dos surdos, já que uma interpretação bem feita é fundamental para o sucesso de um evento como este.


( Sergio/Eliana/ Sander )


Mesmo os alunos de pedagogia/letras que nunca tiveram contato com Libras conseguiram ao termino da oficina escrever seus nomes e outras palavras com o uso do alfabeto manual. Embora para estes alunos o mais importante tenha sido o fato de observarem quão rica é a Libras e como este é um campo vasto e interessante a se empreender.

Já os alunos surdos me surpreenderam pois na ultima atividade foram capazes de escrever uma pequena estória em Libras de forma muito criativa e com pequenos erros. O que mais me surpreendeu foi o alto grau atingido, já que a oficina tinha caráter introdutório no assunto e com tão pouco tempo, apenas dois dias. Entretanto este fato reforça a idéia de quão natural para os surdos é a escrita de sinais e quão eficiente é o sistema SW.











Nenhum comentário:

Postar um comentário